29 de setembro de 2009

Os Pilares da Terra

Várias pessoas haviam me indicado este livro, e como vários outros ele estava na minha imensa lista, até que um dia encontrei com ele dando sopa no "trocando livros" e não resisti.
Uma semana depois já estava me deliciando com a história da misteriosa Ellen, do persistente Tom construtor, do carismático prioi Philip, do maldoso Willian, da meiga e sonhadora Aliena entre outros.
Estava amando o fato de como as histórias iam se entrelaçando, de como um fato aparentemente isolado mudava a história e o destino de todos os personagens.
Quando dei por mim já estava nas últimas páginas, super ansiosa para descobrir o final de uma história tão cheia de intrigas e contratempos, passada em uma época tão distante, com realidades tão diferentes das nossas, afinal estávamos mais ou memos no ano de 1137.
Então cheguei a última página e... Fiquei irada. Como o livro poderia ter acabado, simplesmente não havia um final.
Quem era afinal a misteriosa Ellen???
O sonho de Tom construtor e do prior Philip foi ou não realizado???
O maldoso Willian pagou ou não por seus atos???
O que aconteceu com Jonathan???
Aliena e o irmão conseguiram cumprir a promessa que fizeram ao pai???
Enfim, nada era explicado. Fiquei maluca. Xinguei, reclamei, não entendia como alguém poderia ter gostado daquele livro.
Depois que desabafei, comecei a pensar melhor (deixe-me explicar, tenho este pequeno/grande defeito, quando fico brava com algo, primeiro reclamo, grito, enfim "expludo" e só depois consigo pensar com clareza....sei que é horrível e tenho trabalho para mudar isso, não é tão fácil, mas ainda chego lá).
Assim que minha mente clareou e consegui pensar, cheguei a conclusão que deveria haver uma continuação. Fui para frente do micro e minutos depois lá estava "Os Pilares da Terra" volume 02.
Devido a tudo isso, ainda não poderei comentar minha impressão, afinal preciso primeiro descobrir o fim da história, porque Pilares da Terra não é uma série, e sim um livro que foi literalmente dividido ao meio. Já estou em busca da segunda parte, então em brve voltarei para dar minhas opiniões. O que posso adiantar é que estou gostando muito, e ainda me pergunto como a humanidade sobreviveu há tempos tão precários.