14 de dezembro de 2009

O Mundo de Sofia

Olá!!!!
Gostaria de começar este post agradecendo a todas as palavras carinhosas que recebi de vocês. Podem ter  certeza de que isso muito me ajudou.
Obrigada!!!




Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para serem entregues à sua filha uma menina chamada Hilde que também fará aniversario na mesma data que ela, porém da qual ela nada sabe. Apesar de nunca ter ouvido falar nesse estranho Major Sofia vai percebendo que ele sabe tudo sobre ela.

Após ler a sinopse, minha mente começou a trabalhar e imaginou diversos caminhos para o desenrolar da história, e como toda pessoa super ansiosa o livro furou a minha imensa lista e foi para as minhas mãos.

No ínicio simplesmente estava amando a história, os bilhetes e os postais são o ponto de partida para uma viagem pelo mundo da filosofia. De forma leve -ao menos na maior parte do tempo - o escritor nos leva a conhecer um pouco da filosofia desde a época de Sócrates, Demócritos e Platão até os dias mais atuais com Marx, Dawin e Freud.

A cada pagina lida minha mente conseguia imaginar um desfexo surpreendente para a história, então veio a decepção, a história toma um rumo completamente diferente do que eu esperava e eu comecei a detestar aquele caminho.

Fiquei tão decepcionada com o final da história que busquei outras opiniões na Internet antes de escrever minha resenha, e para minha total surpresa só encontrei elogios ao livro. Portanto o que posso dizer é que Eu não gostei, talvez meu excesso de criatividade e imaginação (quanta modéstia, rsrsrs) tenham atrapalhado minha visão sobre o livro. Então recomendo que antes de desistirem da história leiam outras opiniões a respeito. Talvez não fosse um livro para mim, mas quem sabe pode ser um livro para você.

Só para constar minha “brilhante mente” tinha imaginado algo como Sofia ou Hilde sofrendo de personalidade dupla e o grande segredo seria descobrir qual das duas era a “verdadeira” personalidade. Ou então Sofia era na verdade Hilde que havia sido seqüestrada ha muitos anos e seus pais estavam tentando através deste método maluco fazer com que ela resgatasse a memória perdida.

Tudo bem, confesso que parece loucura minha, mas ainda assim prefiro minhas idéias ao final que foi apresentado.