7 de janeiro de 2010

A Hospedeira


Melanie Stryder se recusa a desaparecer.


Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alterações. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo.


Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam é capturada, ela tem a certeza de que será seu fim. Peregrina a alma "invasora" designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vividas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente.


Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido.


Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécis de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improvávies aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.


Adorei a história, é quase um triângulo amoroso envolvendo apenas dois corpos. O livro é uma fascinante ficção cientifica, que nos leva a pensar em como mente e corpo estão ligados, e em como vivemos individualmente e em sociedade.


Deveríamos detestar a personagem Peregrina, afinal ela é um "alien parasita" que se apossou da mente (em termos) e do corpo de um ser humano, mais isso é impossível desde as primeiras páginas, pois apesar de tudo podemos perceber que Peregrina é na verdade uma alma boa. Simplesmente Boa.


As brigas entre Melanie e Pergrina acabam sendo divertidas, afinal nenhuma tem como "sair" e deixar a outra falando sozinha. Já imaginaram ter alguém falando o tempo todo dentro da sua cabeça?? Em alguns momentos tive até pena da Peregrina.


Mas o livro fica realmente interessante quando elas encontram com Jared e o resto dos humanos "sobreviventes". Cada um deles reage de uma forma diferente perante este corpo. Afinal a fisionomia é de Melanie, a quem muitos que ali se encontram amavam, mas eles não sabem que ela ainda vive dentro da "cabeça" de Peregrina, então eles só conseguem visualiza o inimigo.


Com o passar dos dias, enquanto tentam decidir o que fazer, o tio de Melanie começa a desconfiar das atitudes de Peregrina, o que o leva a imaginar que o impossível possa estar acontecendo. Jared arruma um jeito um tanto "engraçado" de tentar provar que o tio de Melanie está maluco, mas acaba se surpreendendo bastante com o resultado e agora suas dúvídas aumentaram ainda mais.


O tempo passa e Melanie e Peregrina se tornam realmente amigas. Após vários acontecimento Peregrina decide que é hora de revelar seu maior segredo e com isso poder libertar Melanie, porém Melanie tenta fazê-la desistir da idéia, pois sabe que fazendo isso Peregrina está decidindo não viver mais.


Enfim um livro realmente interesante, com elementos bastante criativos e com um final surpreendente. Adorei!! E recomendo.