18 de janeiro de 2010

Os Homens que não Amavam as Mulheres


Mikael Blomkvist - Jornalista quarentão, bonito charmoso e inteligente. Sócio da revista Millenium, é condenado a 3 meses de prisão por difamação a um grande empresário e vê sua credibilidade jornalística ir pelo ralo abaixo.

Erika Berger - Jornalista e sócia de mikael na millenium é também sua amante há mais de 20 anos. Detalhe: seu marido sabe e aceita esse romance extra conjugal.

Henrik Vanger - Empresário aposentado, dono do grupo Vanger, passou os últimos 40 anos tentando desvendar o desaparecimento de sua sobrinha predileta, Harriet.

Harriet Vanger - Desapareceu da ilha da família quando tinha 16 anos e esse mistério nunca foi solucionado. Henrik tem certeza de que ela foi morta e que o assassino é um dos integrantes da própria família.

Família Vanger - Composta em sua grande maioria por pessoas ambiciosas, intolerantes, egoístas e invejosas. Parecem esconder um grande mistério. "Toda família tem um esqueleto escondido no armário, mas a família Vanger parece ter um cemitério inteiro."

Lisbeth Salander - Jovem de 24 anos, de estatura baixa e com uma aparência anoréxica (apesar de comer MUITO bem), tem tatuagens e piercings espalhados por todo o corpo. Uma pessoa rebelde, que esconde grandes segredos e não gosta de socializar-se. Apesar de ser dona de uma inteligência acima da média, detentora de memória fotográfica e ser uma das melhores hackers conhecidas entre o mundo dos hackers, foi declarada mentalmente incapaz durante a adolescência e vive até hoje em regime de tutela.

Com personagens tão interessantes só poderíamos esperar uma história sensacional, com desdobramentos inesperados e final surpreendente, e é isso mesmo o que encontraremos.

Após Mikael ser condenado por difamação no caso do empresário Hans-Erik Wennerstrom, ele vê seu bem estruturado mundo balançar. Será obrigado a pagar uma altíssima multa e passar 3 meses preso, mas o pior é ver sua credibilidade jornalística desaparecer feito fumaça.
Em meio a todo este terremoto, ele recebe um convite estranho, o empresário Henrik Vanger quer contratá-lo por uma pequena fortuna para durante um ano escrever a crônica da família Vanger, na verdade este é só o pano de fundo, o que Henrik realmente quer é que Mikael estude todos os documentos relacionados ao desaparecimento de Harriet e encontre seu assassino.
Mikael acha tudo isso uma loucura, mas quando Henrik promete além do dinheiro as provas de que Mikael precisa para provar que estava certo no caso Wennerstrom , ele não resiste e aceita o desafio.
O que Mikael não poderia imaginar é que aos poucos ele iria encontrar provas e fatos que passaram desapercebidos aos policiais e é nesse momento que sua vida irá cruzar com Lisbeth. Afinal ele precisa de ajuda para investigar algumas pessoas, e ninguém é melhor que Lisbeth para "vasculhar" a vida dos outros.
Juntos eles formam uma dupla inusitada e competente, e agora estão na pista não apenas do possível assassino de Harriet, mas sim de um assassino em série, que vem matando há décadas sem nem ao menos chamar a atenção da polícia.
Enfim um livro emocionante do inicio ao fim.

PS: "Sou um porco sádico, um canalha estuprador", para mim essa frase é um dos pontos altos do livro, adorei a idéia e acho que foi mais que merecido.
Após lerem o livro (ou para quem já leu) me conte o que acharam.