23 de fevereiro de 2010

Maldade


Como agir quando as pessoas que deveriam nos proteger são aquelas que mais nos fazem mal???

A maioria das pessoas age com a submissão, e isso é o que acontece com Grace Adans, pelo menos durante algum tempo. Tempo demais.

Grace é filha única de John Adans e Ellen Adans. John é um famoso advogado na pequena cidade de Watseka. Nasceu e cresceu nesta cidade e é simplesmente adorado por todos, considerado um cidadão modelo, integro, amável, decente e bondoso.

Mas quando passa pela porta de sua casa, tudo  muda. O pai que Grace conhece é uma pessoa extremamente violenta que bate em sua mãe há muitos anos.

A mãe de Grace aceita essa violência em nome do "amor" que sente pelo marido, e com medo de que ele a abandone, esconde os ferimentos de todos e sempre se isola das pessoas.

Nem mesmo quando Ellen adoece as coisas melhoram, na verdade para Grace é quando tudo realmente piora. Ellen já não pode satisfazer o marido, e ele foi categórico ao afirmar que se ela quisesse manter o casamento algo deveria ser feito para satisfazê-lo. A mãe sabia muito bem o que ele queria. Ele queria Grace.

Ao invés de proteger Grace de um futuro tão cruel, ela faz exatamente ao contrário, o amor está tão distorcido dentro desta mulher que ela tenta convencer Grace a ser "boazinha" para o pai, pois assim ele a amará ainda mais.

Foi assim que aos 13 anos Grace foi estuprada pelo pai com a ajuda da própria mãe. Grace sabia que aquilo tudo era errado, mas ao menos ele não batia mais na mãe, que piorava de saúde a cada dia. Os dias, os meses e os anos vão passando, Grace se afasta cada vez mais das pessoas, não tem amigos, afinal ela sabe que o que acontece em sua casa é errado, mas não sabe como lutar contra isso.

Após quatro anos de estupros, a mãe de Grace morre, e ela sente que agora tudo acabou, Afinal ela só aceitava aquilo por causa da mãe, para protegê-la do pai. Mas Grace percebe como foi ingênua ao pensar isso na noite após o enterro da mãe. O pai tenta violentá-la novamente, mas dessa vez Grace não aceita e eles travam uma luta. O estupro acontece, mas em meio à luta pela sua sobrevivência Grace consegue pegar a arma que a mãe guardava na mesa de cabeceira e mata o pai.

Ela mesma chama a policia, e mesmo com todos os indícios do que havia acontecido, afinal pai e filha estão nus, a camisola de Grace está toda rasgada, ela está toda machucada e o pai morto sobre a cama, os policiais que tanto admiravam John procuram outra explicação para o que aconteceu.

O fato de Grace ainda estar tão abalada e ver tudo de modo tão distorcido não ajuda em nada, ela apenas diz que atirou no pai, mas se nega a dizer o que aconteceu e até mesmo nega que tenha sido violentada.

Quando a psiquiatra Molly, (indicada pela policia para avaliar se Grace tem condições de ir a julgamento) e seu advogado David conseguem que Grace conte toda a verdade sobre o que se passava em sua casa, parece já ser tarde demais. Afinal ninguém acredita que o amado John poderia violentar a filha. E Grace acaba sendo condenada a 2 anos de prisão e mais 2 anos de liberdade condicional.

Grace agora confia e sente uma grande amizade por Molly e David, os únicos que acreditaram nela o tempo todo, e é por eles que ela está disposta a suportar os anos na prisão.

O tempo na prisão não será fácil, mas Grace irá resistir, e seu maior desafio será resistir ao mundo do lado de fora das grades.

Ao sair da prisão Grace se muda para Chicago, na esperança de começar uma vida nova. Seu agente da condicional tenta tirar vantagens de sua posição sobre Grace, afinal ela é uma linda moça e está sob sua responsabilidade, mas Grace não é mais aquela menina ingênua que não sabe como se defender, e deixará isso bem claro para ele.

Ao fim da condicional Grace já estará trabalhando em algo que a faz muito feliz, mas ainda não consegue seguir adiante com sua vida, afinal não é fácil confiar novamente nas pessoas. Após algum tempo irá conhecer uma pessoa e novamente irá se decepcionar tão fortemente, que isso a fará mudar-se para Nova York para recomeçar novamente.

As coisas nunca serão fáceis para Grace, mas aos poucos ela se estabelece em um novo emprego e passa a ser voluntária em um abrigo para mulheres e crianças violentadas, pois ela conhece está realidade e tem certeza que poderá ajudar. O que ela não imagina é que por causa disso acabaria quase morta.

Em uma noite Grace é agredida por um homem embriagado cuja mulher havia procurado ajuda no abrigo onde ela trabalhava. Grace é levada quase morta ao hospital, mas resiste aos ferimentos e é este ataque que fará com que uma pessoa especial se aproxime ainda mais dela.

Dependerá apenas dele fazer com que Grace se abra novamente para o amor e encontre a verdadeira felicidade.

Mas como a vida de Grace nunca foi fácil, os fantasmas do passado ainda voltarão para tentar destruir sua felicidade, mas Grace está disposta a tudo para que isso não aconteça.

Um livro maravilhoso e que vale a pena ser lido.