29 de julho de 2010

Aurora Boreal

Como seria sua aurora boreal?

"Como um raio de sol...quente, bela, cheia de promessas e surpresas, capaz de aquecer, iluminar e dar vida a tudo e todos a sua volta."

Foi assim que ganhei o livro, na promoção da comunidade “Viciados em Livros” do Orkut (que no momento está com diversas promoções no ar).

A espera pela entrega foi recompensada com um livro intrigante, muito bem escrito e que devorei em dois dias.


Viktor Strandard já havia morrido uma vez, (e retornado um novo homem modificado pelas mãos do próprio Deus) mas desta vez foi diferente e definitivo. Ele foi assassinado de maneira cruel, seus olhos arrancados e suas mãos decepadas. Seu corpo teve as entranhas extirpadas e foi deixado inerte na nave central da Igreja “A Fonte de Toda a Nossa Força”, também conhecida como Igreja de Cristal, igreja esta que o próprio Viktor ajudou a fundar.

Quando Sanna, irmã de Viktor passa a ser a principal suspeita do assassinato, sua antiga amiga Rebecka Martinsson -advogada em Estocolmo-, não vê outra saída a não ser voltar para Kiruna para ajudá-la.

Porém este retorno não é nada fácil para Rebecka, afinal não foi só a cidade e os amigos que ela deixou para trás ao partir, mas sim sua história, seu passado, seu Deus e toda dor e medo vinculados a ele.

Os pastores da igreja de Viktor dominam a cidade e usam sua autoridade entre os fiéis para fazê-los não cooperar com a policia. O que irá gerar grandes dúvidas: O que os habitantes daquela pequena cidade poderiam estar escondendo? Teria Viktor cometido um pecado tão cruel que pudesse justificar de algum modo seu assassinato? Seria Sanna realmente tão inocente assim?

Rebecka está decida a descobrir o verdadeiro assassino de Viktor, porém isso coloca o assassino em seu encalço, e agora sua própria vida corre perigo.

Uma trama envolvente, inteligente e muito bem escrita, que demonstra sem rodeios e de forma clara como os excessos são prejudiciais, e como a religiosidade pode facilmente ser transformada em fanatismo, o que a torna extremamente perigosa.