18 de julho de 2010

A Última Música


Dizer que Ronnie está infeliz, magoada, chateada ou irada, por ter que passar as férias de verão com seu pai, seria pouco para descrever o que ela está sentindo.

Desde a separação dos seus pais há três anos, ela se nega a vê-lo, falar e até mesmo ler suas cartas. Sua raiva é tanta, que ela nunca mais tocou, nem compôs nada ao piano, algo que ela sempre fez na companhia do pai, que é músico e foi seu professor. Para ela ele é o culpado por este rompimento e nada irá fazer com que ela mude de opinião.

O que Ronnie não pode imaginar é que existe um motivo por trás da insistência da mãe para que ela e o irmão Jonah (que por sinal é super engraçado em alguns momentos e totalmente fofo em outros) passem o verão todo com o pai.

Enquanto Ronnie está determinada a ignorar o pai e fazer desses dias os piores possíveis, seu irmão está simplesmente exultando de alegria.

Para evitar ao máximo o contato com o pai e com o piano que ele insiste em tocar, Ronnie passa o tempo todo na praia, e é assim que irá conhecer Blaze, uma garota problema e seu namorado mais que cruel, Marcus.

Também será na praia que Ronnie irá conhecer Will, um rapaz lindo, gentil e que sem que ela entenda por quê, irá se interessar por ela.

Uma igreja incendiada, um pastor ferido, pequenos furtos, artistas de rua que “brincam com bolas de fogo”, um ninho de tartarugas marinhas, a construção de um vitral, tudo isso fará parte das férias de Ronnie, ela só não entende ainda o que todas essas coisas podem ter em comum.

Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão.O primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão.

Leia este livro e relembre seu primeiro amor, a primeira vez que seus olhos olharam para ele e você sentiu seu coração martelar no peito. Relembre o primeiro beijo, aquele instante mágico em que seus lábios se tocaram, suas pernas tremeram, sua cabeça girava e você só conseguia pensar que se morresse naquele instante morreria feliz. Relembre também seus momentos de rebeldia, quando acreditava que ninguém te amava ou te entendia e o número um nesta lista eram seus pais, e então você se perguntava: “Por que foi que eu nasci”. Lembre ainda o momento em que descobriu que seu príncipe encantado não era tão encantado assim, ele era apenas um ser humano, e como você possui qualidades e defeitos e você teve que repensar seus sentimentos e descobrir se o amava, ou se amava a ilusão que havia criado. E relembre principalmente o momento em que descobriu que ninguém neste mundo irá te amar ou te entender melhor que seus pais, que não importa quantos defeitos você tenha, ou quantos erros você cometa, eles sempre estarão ao seu lado, sempre oferecerão um ombro amigo e um colo aconchegante, então neste momento você terá certeza que não sabia nada, quando sempre pensou saber tudo.

Importante!!

Nunca, em momento nenhum, nem mesmo sob tortura ou ameaça assistam ao filme baseado neste livro. Ele é tão ruim, tão ruim, que descrevê-lo assim é praticamente um elogio. Já tinha lido uma critica nada positiva sobre a atriz escolhida para viver Ronnie (Miley Cyrus – Hannah Montana), mas pensei comigo, ela sozinha não pode estragar um filme inteiro, e nisso eu tinha razão. Não é somente por ela ter um péssimo desempenho que o filme é um lixo (na minha humilde opinião), o filme todo é horrível. Eles simplesmente mudaram quase tudo na história, e o resultado é que um belo livro virou na melhor das hipóteses um filme completamente medíocre.

Só recomendo este filme para três situações: punir a sogra (para o caso de você possuir uma sogra no estilo jararaca, o que Graças a Deus não é meu caso), para seus piores inimigos (aqueles que você tem certeza que não será possível perdoar nesta encarnação e talvez nem na próxima) e como eficiente método de tortura. Fora estas situações não vejo motivo algum para alguém se submeter por livre e espontânea verdade a momentos de tamanho desgosto.

Mas lembre que esta é apenas a minha opinião.


Pista: Ela foi capaz de trair o noivo, mas ao descobrir que também havia sido traída, se sente uma vitima. A vida fará com que ela amadureça.