21 de fevereiro de 2011

O Mundo Sutil do Amor


Sinopse
O protagonista é Jess Conover, 28 anos, redator de um jornal em Boston. Recém-saído de um longo relacionamento, ele leva uma vida absolutamente sem graça, embora não tenha muito do que se queixar. Tudo começa a mudar de repente, quando ele está folheando o jornal e sente-se estranhamente atraído pelo menor e mais vago anúncio de uma das páginas, que diz apenas o seguinte: "O amor o encontrou. Não comente com ninguém, apenas venha." Qualquer um que lesse algo assim farejaria charlatanismo. Ainda mais alguém cético como Jess. No entanto, por alguma razão, ele sabe que o anúncio foi feito para ele. Jess telefona para o número que vem logo abaixo da inscrição e é atendido por uma velhinha que parece mesmo saber com quem está falando. Ele vai ao seu encontro, numa casa escondida em algum canto de New Hampshire. Lá ele conhece também a jovem Elena. E assim começa sua misteriosa jornada.

A tal senhora idosa se chama Dolly, que Elena diz ser a última sábia do mundo. As duas sabem absolutamente tudo sobre Jess. Mais do que isso: elas lêem seus pensamentos e compreendem seus sentimentos sem que ele precise explicá-los ou demonstrá-los. Seriam bruxas? Alienígenas? Alucinações, talvez? Jess não faz a menor idéia. O fato é que elas o submetem a tarefas aparentemente ridículas e humilhantes, que ele aceita sem receber nenhum tipo de explicação. Jess chega a achar que está vivendo uma ilusão. E é aí que elas começam a abrir o jogo: "Nós não o conduzimos a uma ilusão. Os lugares de onde você veio, as coisas em que você acreditou a vida inteira, as pessoas em quem você investiu, tudo isso sim é ilusão."

Por vias tortuosas e absolutamente estranhas, Dolly e Elena tentarão fazer Jess compreender que o amor é o que torna tudo possível. Ele se entrega de corpo e alma à missão. Mas não sem dificuldade, pois tudo o que obtém são dúvidas e dor, em vez da satisfação e das respostas que esperava encontrar. O objetivo, entretanto, segundo suas novas amigas, não é se sentir bem, mas se sentir verdadeiro, a única coisa pela qual vale a pena viver.

Minhas Impressões
Há muito tempo não recorria apenas à sinopse de um livro na hora de comentar sobre ele aqui no blog, mas foi impossível não fazer isso.
O livro chegou as minhas mãos através do circulo do livro que estou participando no Skoob, e só não deixei ele pelo meio, porque prometi a mim mesma sempre dar uma chance a todo livro que começar a ler.
Era impossível não lembrar de O mundo de Sofia durante a leitura, e isso me incomodou, já que diferente de uma grande maioria em detestei esse livro.
O Mundo Sutil tem o mesmo estilo, uma forma disfarçada de levar filosofia mundo afora. Achei a maior parte do tempo confusa e cansativa e como meu sexto sentido já me indicava, sem um final.
Ressalto que essas são as minhas opiniões. Talvez você leia e descubra que o livro foi feito para você. Com certeza Deepak Chopra passa longe da minha lista de favoritos.