17 de novembro de 2011

Cidade das Cinzas


Pode conter spoilers para quem não leu o primeiro.

Clary Fray desejava apenas que sua vida voltasse a ser normal. Mas o que é normal quando você é um demónio-assassino Caçador de Sombras (Shadowhunter), sua mãe encontra-se em um coma mágico induzido, e você pode de repente ver Downworlders como lobisomens, vampiros, e fadas? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras (Shadowhunters) para trás, significaria mais tempo com seu melhor amigo, Simon, que se está transformando mais do que um amigo. Mas o mundo dos Caçadores de Sombras (Shadowhunters) não está pronto para a deixar ir… especialmente seu considerável, enfurecido, irmão, Jace. E a única possibilidade de Clary ajudar a sua mãe é seguir o Caçador de Sombras Valentim, que é provavelmente insano, certamente malvado… e também seu pai. Para complicar assuntos, alguém na cidade de Nova Iorque está assassinando crianças Downworlders. É Valentine atrás das matanças… e se for, o que está tentando fazer? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada-Alma, é roubada, o assustador Inquisidor chega para investigar. Como pode Clary parar Valentim se Jace está disposto a trair tudo que acredita para ajudar a seu pai? (Downworld) da cidade de Nova Iorque, onde o amor nunca é seguro e o poder se transforma na mais mortal das tentações.

Esse é o segundo livro da trilogia Instrumentos Mortais, e se eu já havia amado o primeiro o que dizer sobe esse, que foi perfeito??

A relação entre Clary e Jace está mais complicada que nunca. Afinal é fácil fazer a cabeça entender que eles são irmãos, já o corpo e o coração não estão colaborando em nada. É só ambos ficarem frente a frente que as pequenas faíscas viram um vulcão em erupção.

Valentim mostra a cada instante que passa o quanto é louco e mau. Foi capaz de um ato 100% cruel e desumano para se apossar da Espada Mortal, e nem mesmo os Caçadores de Sombras mais inteligentes conseguem descobrir suas reais intenções.

Jace enfrenta diversos problemas; a paixão que sente pela própria irmã e o fato de ter se tornado suspeito de ser cúmplice de Valentim. Jace sabe que precisa amar Clare apenas como irmã e sabe que deveria odiar o pai, mas é difícil transformar isso em ações.

Mortes misteriosas assolam o submundo, e todas as facções, lobisomens, vampiros, fadas e feiticeiros estão inseguros quanto ao seu destino.
Se todos esses acontecimentos já não fossem o bastante, Clary ainda precisa entender o que está acontecendo com Simon. Seu melhor amigo está mais estranho a cada dia e ela sente que uma grande mudança está a caminho.

A mãe de Clary continua em coma e parece que nada do mundo mundano será capaz de salvá-la.
Enquanto busca uma forma de ajudar a mãe, Clary irá descobrir que possui um grande poder. E que talvez ela seja a única capaz de destruir os planos de Valentim.

Um livro apaixonante!!!

Numa época em que existem diversas séries e trilogias, onde os livros intermediários são totalmente sem sal e sem açúcar e completamente desnecessários, é um banquete ler um livro recheado com tantas revelações, mistérios e ação.
Super recomendado.