16 de novembro de 2011

Entrevista com o autor Jacob Petry

Olá amigos e amigas aqui do blog!!!
O autor Jacob Petry foi o primeiro autor parceiro aqui do Mania. Seu livro, O óbvio que ignoramos, vai contra tudo aquilo que estou acostumada a ler, e mesmo assim foi uma leitura surpreendente.
Apesar de ser rotulado como auto-ajuda, ele passa bem longe disso.
Quando fiquei sabendo que o Jacob estaria lançando seu novo livro é claro que eu quis conferir.





Nessa nova jornada literária, Jacob faz um ensaio inédito sobre a riqueza e estuda a origem de projetos e pessoas que obtiveram resultados extraordinários. Entre elas, está o Google, Apple, Facebook, Azul Linhas Aéreas e pessoas como Steven Spielberg, Jéssica Simpson e Lance Armstrong. Segundo o autor, toda história de riqueza e sucesso começa com uma simples ideia que, em sua aplicação, se torna um produto genial. Mas quem nunca teve uma ideia genial que acabou resultando em nada? Por que isso acontece? Segundo Jacob Pétry, para obter sucesso, essa ideia precisa ser germinada dentro de um contexto específico. Esse contexto pode ser criado. Existe um conjunto de fatores que precisam ser seguidos para criá-lo.

Porém simplesmente seguir esses fatores raras vezes funciona. É preciso compreendê-los e descobrir como aplicá-los em nossas circunstâncias individuais. Todos devem criar suas próprias combinações de sucesso com os ingredientes que possuem. Pétry chama esse processo de explorar sua própria genialidade. Todos nós temos a capacidade de ser grandes em alguma coisa. Temos de encontrar o que é essa coisa e desenvolvê-la.

Como você pode fazer isso?

Cada escolha que fizemos contribui na construção do nosso caráter e forma a base das escolhas futuras. Isso nos coloca num ciclo vicioso que define o rumo de nossas vidas. Se você não está satisfeito com o rumo que sua vida tomou, precisa quebrar esse ciclo.

Neste livro, Pétry nos mostra também como dirigir nosso foco para um objetivo definido. Devemos saber exatamente o que queremos, onde queremos ir, e programar uma estratégia para chegar lá. Contra todas as técnicas que prometem o sucesso de uma forma rápida e fácil, Pétry irá guiá-lo passo a passo através da análise de pessoas bem sucedidas como Lance Armstrong, Steve Jobs, Mark Zuckerberg, David Neeleman e Steven Spielberg. Através de suas histórias, lhe ajuda a ver soluções de forma que influenciam a sua forma de pensar, e assim, provocam mudanças reais em sua vida.

Vamos "ouvir" um pouco mais das idéias do autor.

Qual é a relação entre criatividade, genialidade e riqueza?
Gosto de associar propositadamente os termos criatividade, genialidade e riqueza, porque acredito que não há como alcançar resultados extraordinários sem explorar nossa genialidade. Não é possível viver uma vida rica sem desenvolver nossa genialidade.

Genialidade não é hereditária?
Há evidências óbvias que não. Ela é essencialmente o resultado da criatividade e de um estado mental que possibilite o desenvolvimento dessa criatividade. O problema é que não temos a mínima ideia de como desenvolver a criatividade.

O que é um gênio?
Gênio é uma pessoa que cresceu sem perder sua criatividade, sua capacidade de inovar. Todas as crianças possuem um talento extraordinário, e ao crescer, o próprio sistema educacional escolhamba com essa capacidade criativa. Criatividade é mais importante que matemática, gramática ou história, e deveria ser cultivada com o mesmo empenho. Cada vez que ocorre a coincidência de uma criança descobrir seu talento natural e investir no desenvolvimento desse talento, se cria um gênio.

O que podemos fazer para tornar nossa genialidade mais acessível?
Valorizar a diversidade de nossas capacidades individuais. Elas não podem, porém, ser desenvolvidas dentro de um sistema educacional padronizado. Temos que admitir que o talento humano é extraordinariamente diversificado. Pessoas têm aptidões diferentes, e todas essas aptidões tem seu espaço. Por isso, o papel do sistema educacional deve ser muito menos o de ensinar uma profissão para o aluno, como criar as condições sobre as quais a profissão certa aflora.

É notável que a maioria das pessoas geniais em algum momento desistiu da escola. Por que isso acontece?
A escola não alimenta seus espíritos, sua paixão, e elas, em sua rebeldia, insistem em fazer aquilo que são apaixonados e desistem. Por isso, alcançam sucesso.

Qual o papel da paixão no desenvolvimento da genialidade?
A paixão excita nosso espírito e cria energia. Quando fizemos aquilo que gostamos, o tempo toma um curso completamente diferente. O tempo para e nosso trabalho é prazeroso. Esse prazer, por si só, alimenta a paixão, que cria mais prazer e energia. É um ciclo fascinante.

Agradeço ao Jacob pela atenção e saliento novamente que auto-ajuda é apenas um rótulo. Não permita que isso os afastem de uma grande leitura.