28 de novembro de 2011

A Esperança

Meu nome é Katniss Everdeen. Tenho dezessete anos. O meu lar é o Distrito 12. Participei dos Jogos Vorazes. Escapei. A Capital me odeia. Peeta foi levado como prisioneiro. Imaginam que ele esteja morto. Há uma grande chance de ele estar morto. Provavelmente é melhor que esteja morto...


Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer à esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

Katniss sobreviveu novamente à arena dos Jogos Vorazes. Uma arena construída com o intuito claro e objetivo de destruí-la.
Os rebeldes tinham um plano para salvá-la. Um plano do qual ela não sabia. Um plano que ela não concorda. Ela já tinha decidido morrer na arena. Era Peeta quem deveria viver. Por que os rebeldes não salvaram Peeta?? Por que salvaram ela??

Porque os rebeldes decidiram que Katniss é o rosto da revolução. Foi seu ato com as amoras na primeira vez em que esteve na arena que incitou o povo a luta.
Eles precisam que ela aceite ser o Tordo. Ser aquele que irá conduzi-los a vitória.
Porém Katniss está destruída demais. Seu corpo já foi destruído tantas vezes que ela se sente uma colcha de retalhos. E agora a Capital decidiu destruir também sua mente. Sua sanidade. Todos os dias Katniss precisa lembrar a ela mesma quem ela é.
Como alguém neste estado poderia ser o líder de uma revolução??

Todavia Katniss é uma sobrevivente. Nem mesmo sabendo como ou onde, ela encontra a força necessária para lutar.
Ela irá lutar por Peeta. Para salvá-lo ou para vingá-lo. E a morte do presidente Snow, o responsável por toda a dor que ela e a população de Panem sofrem, será através das suas mãos.

Enquanto a revolução avança libertando os Distritos um a um das garras da Capital, diversas duvidas irão surgir. Qual é mesmo o objetivo dos “cabeças” da revolução?? A liberdade? Ou apenas uma mudança no rosto que irá continuar oprimindo a todos?
Não existe mais volta. Só resta avançar passo a passo rumo a Capital. Rumo a um novo mundo. Tentando descobrir a verdade durante a jornada. Rezando para chegar vivo e lúcido o bastante para usufruir dessa nova fase.

Estou sem palavras!!
Não sei o que esperava, mas com certeza não era nada parecido com o que encontrei.
Suzanne foi perfeita no desfecho da série.
Se você espera pelo "viveram felizes para sempre", saiba que nada será parecido com isso.
Até agora não consigo compreender como Katniss pode suportar todas as coisas que aconteceram com ela. Quando você acredita que mais nada de ruim pode surgir, descobre que as maldades estão apenas começando.
Adorei evoluir junto a ela. Ir pouco a pouco entendendo os seus sentimentos. Sua importância.
O que ela é capaz de fazer, somente sendo movida por muito amor. Não o amor leve, superficial e fugaz. Mas um amor intenso, verdadeiro, maior e mais importante que a própria vida.

Não deixem de ler.
Uma série perfeita do inicio ao fim. Da primeira a ultima linha.
Espero que os filmes consigam retratar pelo menos uma parcela de toda a emoção e ação presente nessa história totalmente incrível.