11 de janeiro de 2012

Água para Elefantes - Sara Gruen


Não falo muito sobre esses dias. Nunca falei. Eu tinha medo de deixar escapar alguma coisa. Sabia como era importante guardar o segredo dela e de fato o guardei. Pelo resto de sua vida e depois. Em 70 anos nunca o revelei a ninguém”.
Pág.08

Em Água para Elefantes iremos conhecer a vida de Jacob Jankowski, um jovem de 23 anos terminando a faculdade de veterinária e com um destino trabalhando ao lado do pai na clinica, pela frente.
Mas o futuro nem sempre é preto e branco. Existem muitas nuances de cinza pelo caminho. E uma dessas mudaria o destino de Jacob para sempre.

Sem rumo e sem esperança, Jacob pua em um trem em movimento acaba parando no Circo Irmãos Benzini, O Maior Espetáculo da Terra.
Será contratado como o novo veterinário do circo e sofrerá muito nas mãos de Tio Al, o empresário do circo e August, o chefe do setor de animais e dono de uma personalidade dupla.
Será no circo também que irá descobrir o valor de uma verdadeira amizade. E o amor em sua forma mais pura, avassaladora e eterna. Amor pela bela Marlena, a estrela do número dos cavalos, e pela gigante elefanta Rosie.

O livro começa com Jacob nos dizendo: “Tenho 90 anos. Ou 93. Uma coisa ou outra”.
Será através de suas memórias relembradas pouco a pouco em um asilo que iremos conhecer e se apaixonar por sua história.

Até agora ainda não me decidi se sou mais apaixonada pelo Jacob jovem do passado. Pelo velho e em alguns momentos ranzinza, Jacob do presente. Ou simplesmente por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida, mas capaz de comover com um simples olhar ou um abano de orelhas.

Iremos conhecer não apenas a vida e os segredos de Jacob, mas acima de tudo o que se passa nos bastidores do espetáculo. E o que iremos encontrar não tem nada de belo ou espetacular. Muito pelo contrário, é feio, deprimente e desumano.

Os personagens são muito bem explorados, construídos e cada um tem sua importância para a história. Desde Camel, o velho trabalhador bêbado do circo e primeiro a ajudar Jacob; até Rosemary, a única enfermeira da casa de repouso capaz de tratar Jacob com dignidade.

Um livro sobre a vida, sobre sonhos, sobre a necessidade de vencer medos e traçar seu próprio caminho. De valorizar a amizade, o segredo, o amor, e poder viver em paz com tudo isso, sabendo que fez seu melhor.
Um livro completo e perfeito. Apaixonante. E que não pode faltar na sua estante.