13 de janeiro de 2012

Um Amor, um verão, e o milagre da vida – Isa Colli

Verão, férias, sol, paixão, festas, luau, amores... Angra dos Reis...!
Uma jovem bela e rica passa as férias na casa dos avôs em Angra na Praia de Provetá.
Um jovem surfista morador da última aldeia de pescadores da região dá aulas de surf para as crianças.
Um encontro, um romance num cenário maravilhoso com banhos de mar, passeios, e belas paisagens.
De repente, uma dor de estômago e o jovem está com câncer. Médicos, enfermeiros, hospital especializado, doutores da alegria; todos envolvidos na luta contra essa enfermidade, numa atitude de solidariedade, amor, e, sobretudo, na busca da cura através do diagnóstico precoce.

Apesar de parecer apenas mais um romance entre adolescentes esse livro é muito mais do que isso.
O tema abordado é pesado e de certa forma tratado quase sempre como um tabu.
O câncer é algo que atinge não apenas o paciente e sim todos a sua volta. Família, amigos, conhecidos.
Será através da doença que iremos presenciar o amadurecimento de uma jovem aparentemente tola. E será a percepção de que o amor é a única coisa capaz de curar tudo que irá comandar os acontecimentos.

Confesso que achei a história corrida demais em alguns momentos (por exemplo, no relacionamento entre JC e Maria Paula) e detalhista demais em outros (como no detalhamento da doença de JC).
Acredito que se a autora tivesse encontrado um meio termo entre esses dois extremos a história teria fluido de uma maneira mais leve e interessante. Ainda assim é um livro diferente e que vale a pena ser lido.
Nos leva à reflexão de como uma doença pode mudar tudo e todos a nossa volta. Principalmente a forma como vemos o mundo.
Esperarei ansiosa outros trabalhos da autora. Quero observar o amadurecimento e a maneira como ela abordará outros temas.