21 de março de 2012

O Melhor de Mim - Nicholas Sparks


Dawson Cole nasceu em uma família onde o crime era um estilo de vida. Desde muito novo, ele não queria isso para si, e por isso sofreu muito nas mãos do pai e dos primos, Ted e Abee.
As surras eram constantes e ao chegar à adolescência, Dawson fugiu e se abrigou na oficina de Tuck. Mesmo assim não estava a salvo da família. O pai e os primos vinham semanalmente “buscar” o dinheiro que ele ganhava.

Amanda Collier nasceu em uma família tradicional da pequena cidade de Oriental. Sempre teve tudo do bom e do melhor. Mas todos esses cuidados apenas sufocavam seu espirito livre e a tornava cada vez mais rebelde.

Contrariando todas as regras da sociedade, Dawson e Amanda se apaixonam. E esse amor é tão profundo e verdadeiro que eles estão dispostos a tudo para ficarem juntos.
Porém a realidade é muito mais cruel que a beleza de um amor. E quando chega o verão do ultimo ano escolar, eles se separam.

Suas vidas tomam caminhos completamente diferentes. Amanda foi para a faculdade, casou-se e tem 3 filhos. Dawson, como se estivesse cumprindo uma sina por ser um “Cole”, passou 4 anos preso. Vive solitário trabalhando em uma plataforma de petróleo.

Vinte e cinco anos depois daquele ultimo verão, Amanda e Dawson estão novamente em Oriental. Tuck, o velho homem que acolheu Dawson, encobriu o namoro do casal e se tornou confidente de Amanda, estava morto.

Após tantos anos separados Amanda e Dawson não se surpreendem quando o amor que sentiam ressurge com força total. Afinal ambos sabiam que esse sentimento nunca esteve morto, apenas adormecido.
Mas seria possível recomeçar do ponto onde pararam?
Eles não eram mais as mesmas pessoas que haviam sido na juventude. Será que agora, mesmo com todos os obstáculos, eles conseguiriam viver esse amor?

Todos que me conhecem sabem que sou fã do “tio Nick”, e ele não me decepcionou.

Spark tem uma forma toda especial de tratar as emoções e os sentimentos humanos. Seus personagens são complexos, possuem bagagem e é fácil se identificar com cada um deles.
Eles poderiam ser eu, você, um amigo, um vizinho ou conhecido qualquer. A cidade de Oriental poderia se qualquer cidade pequena do interior. Com suas classes muito bem definidas e com cada um sabendo bem qual seu papel dentro da sociedade.

A leitura flui levemente, mesmo nas passagens carregadas de tensão. E como não poderia deixar de acontecer, eu chorei, e muito.

Dawson e Amanda se amam de verdade. Aquele amor puro, intenso e que apenas algumas pessoas acabam conhecendo. Aquele tipo de amor capaz de abrir mão de tudo, até mesmo do ser amado. Mas a vida foi implacável e os separou.
Agora depois de tantos anos o destino os reunia novamente. Seria uma nova chance ou uma piada cruel.

A cada pagina lida iremos conhecer um pouco mais nossos personagens principais e suas vidas.
Conheceremos também a vida de cada um dos envolvidos nessa trama. Os primos brucutus e mau caráter de Dawson. Os filhos e o marido de Amanda. O evento que levou Dawson para a prisão e como isso afetou sua vida e a de muitas outras pessoas.
Entenderemos através dos relatos de Tuck sobre seu amor por Clara, sua esposa, o porquê daquele velho aparentemente ranzinza ter ajudado Dawson e Amanda.

Não temos duvidas do amor que ainda existe e sempre existirá entre Dawson e Amanda, mas os obstáculos agora são ainda maiores que no passado. Todavia esse único final de semana juntos, mudará para sempre a vida de ambos, e de um jeito ou de outro eles estarão juntos para sempre.