26 de março de 2012

Presentes da Vida - Emily Giffin



Darcy Rhone é uma mulher totalmente egocêntrica. O “eu” é sua palavra favorita. A beleza sempre abriu caminhos para ela. Sempre teve os amigos e os homens a seus pés. Mas isso muda quando Darcy resolve ter um caso com o melhor amigo do seu noivo.

Marcus é o típico mulherengo. Coleciona mulheres da mesma forma que coleciona latas vazias de cerveja. Mesmo Darcy sendo a noiva de seu amigo Dex, Marcus não se importa nem um pouco em leva-la para a cama.

Darcy vai levando esses dois relacionamentos durante um tempo, entretanto a descoberta da gravidez a obriga a tomar um rumo na vida.
Ela termina o relacionamento com Dex e decide que viverá feliz para sempre com Marcus. Porém nada acontece como o planejado.

Ao terminar com Dex, Darcy descobre que ele estava envolvido com sua amiga Raquel.
Agora Darcy vive obcecada pelos dois. Sentindo-se totalmente traída e esquecendo que ela mesma havia traído Dex.
O relacionamento com Marcus vai se deteriorando rapidamente, e de repente Darcy se encontra completamente sozinha. Sem noivo. Sem amante. Sem amiga.

Numa tentativa de fugir dos problemas e reconstruir sua via, ela se muda para Londres, para a casa de seu amigo de infância, Ethan.

Em Londres as coisas não acontecem como Darcy esperava. Ela tinha certeza que sua beleza e seu charme, fariam com que ela “tropeça-se” em seu príncipe encantado e eles viveriam felizes para sempre.
Porém tudo é muito diferente do que ela poderia ter imaginado.

Chega o momento em que Darcy, querendo ou não, precisará rever sua vida e seus conceitos.
A trajetória não será nada fácil, mas o resultado pode ser algo encantador. Resta saber se Darcy está pronta para abandonar tudo o que sabe e tudo o que julga ser importante.

A escrita de Emily Griffin é leve, fluida e ela parece entender bem a alma humana.

Darcy é uma pessoa horrorosa a maior parte do livro. Mesquinha, metida e totalmente egocêntrica. A única coisa que importa é ela e nada e ninguém mais.

Marcus é o típico mulherengo que não quer nada com nada. Apenas uma boa transa, uma cerveja gelada e um pedaço de pizza.

Dex e Raquel foram abordados apenas pelo olhar distorcido de Darcy, então não sei ao certo como eles são. Acredito que suas personalidades foram mais bem descritas no livro “O Noivo da Minha Melhor Amiga”, livro que antecede Presentes da Vida. Mesmo sem ler o livro anterior é fácil entender os principais acontecimentos, já que Darcy narra toda a história.

Queria que a autora tivesse explorado um pouco mais Ethan. Acho que ele é um personagem que não foi bem definido, apesar de sua importância na trama.

O final foi um pouco corrido para o meu gosto. Queria acompanhar um pouco mais essa nova fase de Darcy. Saber dos detalhes desse seu novo estilo de vida.
Uma leitura recomendada para todos aqueles que gostam de um romance e de personagens que amadurecem ao longo da história.

Deixo o trailer do filme O noivo da Minha Melhor Amiga, que foi baseado no livro, assim fica possivel ter uma idéia, mesmo que vaga, de alguns personagens.





Pista: Ela não queria morar em Paris. Mas ao chegar lá...