18 de abril de 2012

Jogada Mortal - Harlan Coben



Valerie Simpson é a grande sensação do tênis. Aos 16 anos já é finalista do Aberto de Tênis da França e encanta a todos com seu jogo.
De repente o brilho começou a desvanecer. Valerie já não jogava tão bem. A pressão do treinador e dos patrocinadores somado a perseguição da mídia estavam levando a garota ao limite.
Então seu namorado, Alexandre Cross, filho de um senador influente, é assassinado e Valerie sofre um colapso nervoso, necessitando de internação hospitalar. A brilhante carreira havia chegado ao fim.

Seis anos depois um novo fenômeno brilha na quadra de tênis. Duane Rickwood está participando do seu primeiro Grand Slam, desbancando favoritos e sendo cotado como provável vencedor do Aberto de Tênis dos EUA.
Myron Bolitar, ex-jogador de basquete, ex-agente do governo é agente de Duane. Sempre buscando os melhores patrocinadores.

Apesar de ninguém acreditar, Valerie se recupera e está disposta a tudo para voltar às quadras. Ela procura Bolitar para ser seu agente e ambos iniciam as negociações.
Mas novamente o destino parece brincar com Valerie. Algo acontece e ela busca desesperadamente conversar com Myron. Após insistentes ligações, Valerie vai até o Aberto de Tênis, onde sabe que Myron estará assistindo o jogo de Duane. Entretanto antes que pudesse encontra-lo, ela é brutalmente assassinada, e seu sonho de retornar as quadras chega ao fim.

Myron fica incomodado com o fato de Valerie ter sido morta justamente quando tentava encontrar com ele de forma tão urgente. As investigações policiais tornam o caso ainda mais estranho quando Duane, que estava jogando no momento do crime, passa a ser o principal suspeito.

Duane e Valerie são pessoas completamente diferentes. Enquanto Valerie vem de uma tradicional família e nasceu em berço de ouro. Duane viveu parte da sua vida nas ruas. A única coisa comum entre ambos é o tênis. Então o que poderia levar a policia a desconfiar de Duane?

Bolitar está disposto a tudo para entender o que aconteceu e descobrir a verdade. Quanto mais investiga, mais tem certeza de que tudo está ligado ao assassinato de Alexandre Cross. Mas não será nada fácil descobrir a verdade. Quando dinheiro e poder estão envolvidos, todos os acontecimentos parecem facilmente manipuláveis.
Enquanto separa o joio do trigo, Myron descobrirá muitos segredos, e os mistérios do passado poderão destruir muitas vidas no futuro.

Os que acompanham o blog sabem que sou fã de Harlan Coben, e ele nos brinda com mais um ótimo livro.
Sua escrita é fluida, seus capítulos ágeis e seus personagens muito bem construídos. Myron Bolitar é um personagem que está presente em vários livros do autor. Esse foi o primeiro que li sobre ele e confesso que esperava mais do personagem. Gostei, mas não amei.

Sobre o livro, a história é muito boa, intensa até. Alguns dos mistérios eu facilmente desvendei. Já outros apenas foram desvendados apenas no fim.
O que mais senti falta foi aquela revelação final que Coben sempre faz. Quem já leu seus livros sabe que quando tudo já foi explicado e o fim parece claro como água limpa, Coben faz uma ultima revelação. No ultimo paragrafo. Na ultima frase. E você só consegue pensar: Não acredito! Fica paralisada. De boca aberta. Sem ação.

Por isso mesmo posso dizer que o livro é muito bom, mas não o melhor do autor, que para mim continua sendo “Desaparecido para Sempre”.
Se você já conhece o autor, sabe que irá gostar. Se você ainda não conhece, nem imagina o que está perdendo. Coben é um autor que conquista e merece um lugar na sua estante.