23 de maio de 2012

Nas Sombras - Jeri Smith-Ready - Galera Record



“Ouvi gritos vindos do corredor. Tirei o volume do som e fiquei escutando para ver se identificava a voz de Logan na multidão.
Em vez disso, ouvi seu nome, gritado por Siobhan, seguido pela palavra desfibrilador.
- Meu Deus!
Peguei minha camiseta do chão e as vesti em um único movimento. Meu rosto estava perdido dentro da camisa enquanto eu tentava achar o buraco certo para não enfiar minha cabeça por uma das mangas.
Finalmente, acertei a gola e gritei.
Logan estava parado ao pé da cama, camisa aberta e cabelo desgrenhado, exatamente como ele estivera havia alguns minutos.
Só que agora ele estava roxo.”

Em um mundo onde os mortos podem escolher voltar ao convívio daqueles que os amam, a perda de Logan poderia parecer menos dolorosa. Especialmente para Aura, que, assim com todas as pessoas nascidas após a Passagem, conseguem ver e falar com os fantasmas. Mas o mistério que envolve esse evento e como ele alterou a maneira de se relacionar com os mortos sempre assombrou Aura. Se houvesse um jeito de mudar essa condição, ela tentaria descobrir.
Mas quando a habilidade que sempre a torturou torna-se o único meio de manter seu grande amor por perto, Aura irá descobrir que a morte não representa uma barreira.
Mesmo que Logan esteja roxo, não seja mais o vocalista da banda, não possa tocá-la e nem ir a lugares que não tenha visitado quando ainda estava aqui. Ele é exatamente o oposto de Zachary; o novo aluno escocês da turma, que é tão prestativo, compreensivo e que está, estranhamente, vivo.

Nas Sombras é o primeiro livro da série de mesmo nome da autora Jeri Smith-Ready editora Galera Record.
Somos apresentados a um novo mundo. Quase igual ao nosso, com a diferença de que agora os fantasmas vivem entre nós e todos sabem disso.
Um evento ocorrido no solstício de inverno (21 de dezembro), e que ficou conhecido como a Passagem, tornou a convivência entre humanos e fantasmas possível.
Ninguém sabe ao certo como isso aconteceu e como toda novidade isso cria medo e teorias.

Todos os que nasceram após esse evento podem ver e ouvir os fantasmas. Isso tem seu lado positivo, a justiça sempre será feita, já que os fantasmas podem dizer como morreram e até testemunhar nos tribunais.
Não são esses fantasmas que assustam Aura, e sim as Sombras. Fantasmas que de alguma forma perderam sua luz e são apenas ira e terror. Sua força é tanta que as pessoas que conseguem vê-los passam mal ao ponto de desmaiar.

E Aura está preocupada, ela sente que Logan pode de alguma forma tornar-se uma Sombra. Ele não está feliz por ter morrido e deixado para trás tudo o que amava. A família, a musica, a namorada... e quando o envolvimento de Aura com Zach perde os contornos de apenas amizade, talvez seja impossível deter a fúria de Logan.

Esse foi o tipo de livro que me surpreendeu. Não esperava muito da leitura e fui arrebatada por um mundo incrível, com possibilidades infinitas e misteriosas.
É difícil saber exatamente a época em que estamos, já que a autora não cita o ano. Porém tudo é muito próximo do que vivemos hoje.

O estilo é YA com personagens centrais adolescentes, mas não os achei tão bobinhos como acontece algumas vezes. Sentimos que Aura tem poder. Que seu passado esconde grandes mistérios que ela está disposta a desvendar.
Zachary é o típico adolescente TDB (tudo de bom.com). Lindo, carinhoso, compreensivo e com um grande interesse por Aura. No entanto esse interesse parece ter motivos escusos. Como se de alguma forma Zachary e Aura estivessem ligados de uma maneira que nem mesmo eles poderiam imaginar.

O final foi surpreendente e nos deixa louca de vontade para ler o segundo livro.
Fantasmas, Sombras, Passagem, ruínas antigas, profecias, mistério, magia e amor fazem parte desse universo que irá conquistar você.