28 de maio de 2012

O Sonho de Eva - Chico Anes - Novo Conceito



“O que aconteceria se você dormisse,
e em seu sono você sonhasse,
e em se sonho você fosse ao paraíso
e lá colhesse uma flor,
uma estranha e bela flor.
E se quando você acordasse,
você tivesse a flor em suas mãos?
Ah! E então?”

 Em plena era dos relacionamentos virtuais, a Yume, a gigante empresa do ramo de entretenimento, está prestes a lançar o DreamGame, jogo revolucionário que promete a inserção de vídeo games em sonhos.

Em uma noite, A Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, recebe a notícia de que seus filho, Joachim, desapareceu, e sua irmã, Anna Abelar, que trabalhava no projeto DreamGame, pulou do 20o andar de um edifício em São Paulo. Então, Eva aceita o convite de Yume para substituir Anna no projeto.

Utilizando-se dos sonhos lúcidos para revisitar as pistas e insights em seu inconsciente, Eva mergulhará no mundo assustador da Yume e descobrirá que o que pode separa-la de Joachim e da verdade sobre o suicídio de Anna são suas próprias fraquezas, seus medos e seus traumas.

Quando nossos sonhos passam a não serem mais segredos íntimos, estamos vulneráveis à demolição da identidade pessoas, à imposição de comportamentos, crenças e gostos. E Eva descobrirá que, numa sociedade viciada pelo virtual, isso é tão fácil de fazer quanto fechar a porta do quarto, deitar-se na cama, puxar o cobertor até as orelhas e sonhar...

O Sonho de Eva – Chico Anes – editora Novo Conceito é um livro ambicioso.
Trata temas atuais, como; mundos virtuais, redes sociais e o poder que esses meios têm de conduzir nossas vidas e nossas vontades.

Em alguns momentos achei a narrativa um pouco cansativa e mesmo assim alguns detalhes não foram explicados como eu gostaria.
A Dra. Eva é uma personagem que conseguiu despertar em mim sentimentos ambíguos. Ora gostava. Ora detestava.

Alec, (um amor do passado de Eva) e seu paciente Zed (um garoto com manias de teorias da conspiração), são parte fundamentais para o desenrolar da história e achei que eles poderiam ter sido melhores explorados, mais bem trabalhados. Muita coisa sobre eles ficou no ar.

Esse livro é interessante, pois nos leva a diversas reflexões, e neste ponto o autor acertou em cheio. Porém não posso dizer que amei o livro. Com certeza esperava muito mais.