22 de junho de 2012

Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson


Quarenta quilos e trezentos gramas. Eu poderia dizer que estou animada, mas seria mentira. O numero não importa. Se eu chegasse a 32 iria querer 29. Se eu pesasse 4,5 quilos, não ficaria feliz até chegar aos 2,25. O único numero que seria suficiente é o 0. Zero quilos, zero vida, tamanho zero, zero duplo, zero e ponto. Zerado é sinônimo de estar pronto para tudo. Agora eu entendo.



Garotas de Vidro – Laurie Halse Anderson – Editora Novo Conceito é um livro 100% perturbador. A autora nos lança para dentro da mente confusa de Lia.
Aqui aos problemas e as consequências não são suavizados.
A anorexia e a bulimia são mostrados em todo o seu horror.

Como um viciado buscando drogas, essas garotas provocam o vomito ou se negam a comer e beber. Mesmo que isso signifique ultrapassar a barreira da “perigolândia”, e encontrar o fundo do poço.
Cassie ultrapassou o fundo do poço e encontrou a morte. Sozinha, em um quarto de motel. Lia está cada vez mais perto de encontra-la.
Ninguém consegue ajuda-la, porque ela não quer ajuda. Ela não se sente doente. Mesmo quando a fome e a fraqueza fazem com que ela não saiba mais diferenciar o real do irreal. Mesmo com o frio constante, já que seu corpo não tem gordura nenhuma para mantê-la aquecida. Mesmo quando ela pode ver e contar cada costela, cada osso de seu corpo.

Lia tem medo de ceder à fome. Para que isso não ocorra ela se impõe o autoflagelo. Quando sente que está prestes a perder a batalha para a fome. Ou quando as vozes em sua cabeça ficam altas demais. Lia se corta. A dor que fere, machuca, é para a mente confusa e perturbada de Lia um balsamo reconfortante. A cura.

Aqui novamente a autora não teve medo de expor a realidade tal como ela é. Continuaremos acompanhando a autodestruição de Lia. Impotentes. Apenas torcendo para que ela encontre uma saída. Uma esperança. Algo que faça entender que precisa de ajuda, antes que seja tarde demais.

Esse livro deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas, entre todas as adolescentes.
Talvez soe estranho dizer que amei esse livro. Mas eu amei. A autora não esconde os fatos, não minimiza o problema, não cria nenhuma poção mágica para resolver tudo.
A leitura perturba, mexe com a cabeça e os sentidos do leitor.
Se você não tem medo de encarar essa triste realidade de frente, leia e se emocione também.

Enquanto lia, um vídeo que recebi por e-mail há muito tempo atrás passava o tempo todo pela minha cabeça. A moda infelizmente prega uma beleza que não existe. É em busca dessa beleza que milhares de jovens chegam ao fundo do poço. E lá ficam amarradas pelas firmes cordas da bulimia e da anorexia. A maioria acaba morrendo. Apenas algumas conseguem romper as correntes e subir novamente a superfície para respirar o ar da vida real.