27 de junho de 2012

Guerreiros da Esperança - Andrea Hirata - Editora Arqueiro


Eu sempre ouvi dizer que as crianças reclamavam de ter que ir à aula. Nunca entendi aquilo, porque, apesar da aparência miserável de nossa escola, nos apaixonamos por ela desde o primeiro dia. Bu Mus e Pak Harfan fizeram com que a amassemos e, mais que isso, fizeram com que amassemos o conhecimento. Quando a aula acabava, reclamávamos de ter que ir embora. Quando nos davam dez deveres de casa, pedíamos vinte. Quando chegava o domingo, nosso dia de folga, mal conseguíamos esperar pela segunda-feira.



Belitung na Indonésia é riquíssima por conta do estanho ali encontrado. Como acontece em lugares assim, a riqueza estava concentrada nas mãos da minoria. Na maioria dos casos estrangeiros.
A população local, os nativos, vivia em situação de miséria. A pobreza extrema força as crianças a trabalharem cada vez mais cedo. Abandonando o estudo e a possibilidade de mudar de vida no futuro.

Acompanharemos a luta de Bu Mus, a jovem professora da aldeia, para manter as crianças na escola. Ela e o diretor Pak Harfan lutam contra tudo para levar conhecimento e fome de saber e aprender a esses jovens.
Lutam contra as condições precárias da escola. A falta de materiais. O ministro da educação que quer varrer aquela pobre escola do mapa. Lutam até mesmo contra a PN, a poderosa indústria responsável pela extração do estanho.
Esses dois junto com 10 crianças notáveis tentarão mudar o destino deles e da aldeia.

A história é narrada por Ikal, um menino muito pobre, que ao lado dos amigos Lintang, Trapani, Mahar, Borek, Kucai, Sahara, A Kiong, Syahdan e Harun irão descobrir o amor pelo aprendizado, e lutarão para recuperar a autoestima. Juntos fundarão o “clube” Laskar Pelangi, os Guerreiros do arco-íris.
Os desafios serão muitos e imensos, mas essas crianças ao lado dos dois professores enfrentarão batalha a batalha, sem perder a esperança.

Aos poucos Ikal nos contará a história fantástica de cada um deles. Existe um menino que é bonito demais. Outro que é um artista nato. Existe a única menina da turma. O que parecia um politico. E existia ainda aquele que era um prodígio. Aquele que inspirava os amigos e fazia com que tudo parecesse possível.
Porém mudar o destino não é uma tarefa fácil, e apesar de todos os esforços o destino às vezes pode ser cruel.

Guerreiros da Esperança – Andrea Hirata – Editora Arqueiro é o primeiro livro da quadrilogia “Laskar Pelangin" de inspiração biográfica.
Como o próprio nome diz é um livro que fala de esperança e de lutas.
Uma incansável luta pelo direito de aprender.
Uma busca incessante pelo conhecimento.
A pobreza e a injustiça são palpáveis. O fedor da exploração nos atinge em cheio e é impossível não se emocionar.
Os dois primeiros capítulos são tão mágicos, tão intensos que lágrimas escorreram por minha face, só eles já valiam o livro.

É um livro que fala de injustiça, de opressão, de miséria, mas através dos olhos de uma criança. Talvez por isso seja tão emocionante. Quase poético.
Infelizmente o livro apresenta pequenos detalhes que tornaram a leitura um pouco difícil.
Ele foi escrito em indonésio e eles possuem varias formas de se referirem a mesma pessoa e isso acabou me confundindo um pouco no inicio. Algumas palavras foram mantidas na língua nativa, e só entendi porque ao ler a nota da tradutora para a língua inglesa no final do livro.
Isso não diminui em nada a beleza da obra, apenas torna a leitura um pouco mais lenta.

Guerreiros da Esperança é uma ótima opção para aqueles que querem uma leitura diferente. Intensa. Profunda.
Desde 2005 quando foi lançado, conquistou a Indonésia e o mundo. Ganhou em 2008 uma versão cinematográfica sob o titulo “Rainbow Troops”.
Uma leitura recomendada que mostra em detalhes o poder da educação, mesmo que o resultado final não seja o esperado.

- Guerreiros da Esperança
- Sang Pemimpi (O Sonhador)
- Edensor
- Mayamah Karpov

Segue o trailer do filme baseado no livro. Infelizmente só consegui com a legenda em inglês. Aparentemente eles conseguiram captar a essência da história.