19 de setembro de 2012

A Última Casa da Rua - Editora iD

"As peças de um quebra-cabeça estavam espalhadas pelo chão de cimento. Alguém tinha pendurado um lençol cor-de-rosa no teto, dando ao lugar um pouco de cor. Segundo o que se dizia na cidade, eles a tinham mantida presa, completamente isolada do mundo, por vários anos. Então era naquele quarto que ela passou a viver depois do acidente?"
 
 
 
Antes de sentir o medo...
Antes de conhecer a dor...
É preciso voltar
Para onde tudo começou.
 
O relacionamento de Elisa com sua mãe desmoronou desde o divórcio dos seus pais. Elas são praticamente duas estranhas dividindo o mesmo teto.
Na tentativa de salvar essa relação, elas se mudam para a casa dos sonhos em uma pequena cidade do interior.
Como acontece em quase toda cidade pequena, essa também possui histórias, fofocas e fantasmas.
Um brutal assassinato havia chocado a cidade há apenas 4 anos atrás. Bem na casa ao lado do novo lar de Elisa e sua mãe.
 
Carrie Anne tinha apenas 5 anos quando um acidente doméstico a deixou mentalmente doente. Deste dia em diante ela nunca mais foi vista. Seus pais a mantinham presa para a sua própria segurança. Apenas seus gritos podiam ser ouvidos.
 
Anos depois, em uma noite de extremo horror, Carrie Anne, em um ataque de fúria assassinou os pais a golpes de martelo e desapareceu.
Ninguém sabe ao certo o que aconteceu naquela noite e nem o destino de Carrie Anne. Alguns afirmam que ela morreu. Outros que ela ainda vive escondida na floresta que circunda a casa.
 
O único sobrevivente deste massacre é Ryan, o filho mais velho. Desde então ele vive sozinho naquela casa. Isolado da comunidade que o considera mais louco que a irmã por ainda viver ali.
Num momento de rebeldia ou por pura compaixão, Elisa acaba se envolvendo amorosamente com Ryan.
Sua mãe não aprova. Ninguém aprova. Porém Elisa desafia a todos ao ficar ao lado do estranho Ryan. Que pode passar de um doce garoto a uma pessoa distante e misteriosa em segundos.
O que Elisa jamais poderia imaginar era que a sombria casa de Ryan esconde muitos segredos. E agora que ela descobriu parte deles sua vida corre um imenso perigo.
 
A última casa da rua – editora iD é um livro que cumpre muito bem seu papel: divulgar o filme.
Enquanto lemos é como se assistíssemos ao filme em uma grande tela.
Claro que senti falta de uma abordagem mais profunda dos personagens, porém precisamos nos lembrar de que isso não é comum nos filmes.
 
Assim como acontece com Elisa, é impossível não nos solidarizarmos com Ryan. Ele perdeu todos e vive completamente sozinho. É possível sentir seu sofrimento.
Mas ao avançarmos com a leitura percebemos suas condutas estranha e queremos bater em Elisa por estar se envolvendo cada vez mais.
 
Eu tinha diversas teorias para o final, mas fui totalmente surpreendida. O desfecho da história nos leva por caminhos difíceis e perturbadores.
Se você descobrir o final não sei se lhe darei parabéns ou ficarei com medo de você.
 
Para aqueles que curtem um suspense tenso e não se incomoda com o estilo filme, com certeza irá adorar.
Quero muito assistir ao filme e sentir novamente a adrenalina da leitura.