28 de setembro de 2012

O Primeiro Dia - Marc Levy - Suma de Letras



Uma arqueóloga apaixonada pela profissão busca na Etiópia, as margens do Olmo, o fóssil daquele que poderia ser o primeiro ser humano.
Mas sua maior duvida ainda é como definir o primeiro ser humano. Seria o primeiro ser a andar sobre os dois pés ou o primeiro a demonstrar sentimentos, emoções.
Keira não tem medo dos perigos e espera encontrar as respostas para suas perguntas o quanto antes.

Adrian é um astrofísico apaixonado pelo céu, pelas estrelas, pelas galáxias e seus mistérios.
Desde a infância sempre se perguntou “onde começa a aurora?”. Como e quando exatamente surgiu o mundo como conhecemos.

Adrian quer descobrir o nascimento do universo. Keira encontrar o fóssil de o primeiro ser humano. Um antigo e misterioso amuleto cruzará o caminho dos dois.
Porém eles não são os únicos interessados em desvendar os mistérios deste estranho objeto.

Pessoas poderosas e dispostas a tudo também querem o amuleto e seus segredos.
Numa aventura pela África, Europa e Ásia, Adrian e Keira enfrentarão diversos perigos na busca por respostas. Mas será que eles terão sucesso?

Quando li a sinopse de O Primeiro Dia – Marc Levy – Suma de Letras, fiquei encantada e tinha certeza que encontraria um estilo parecido com O Código da Vinci de Dan Brown, cheio de correria e adrenalina. Entretanto o estilo de Levy é bem diferente.

O livro tem uma narrativa mais lenta, mais detalhada, porém não achei cansativa, achei fascinante. Até mesmo quando Adrian explicava os mistérios do universo, com termos bastante estranhos, eu conseguia me conectar, perceber e entender cada detalhe.

Apenas senti falta de um pouco mais de fogo entre os personagens de Adrian e Keira, mas entendo que o romance não era o foco do livro, porém o teria deixado mais interessante ainda.

Eu sempre tive as mesmas dúvidas e perguntas que Adrian e Keira e talvez por isso tenha me identificado tanto com o livro.
O final foi desconcertante e eu não podia acreditar no que estava lendo. Espero sinceramente que minhas suspeitas e esperanças se confirmem no livro A Primeira Noite, continuação desta obra e com lançamento previsto para outubro.