24 de outubro de 2012

O Caso Rembrandt - Daniel Silva - Arqueiro

“Por trás de toda grande fortuna, existe um grande crime.” Honoré de Balzac
 


- Então qual é a outra teoria?
- Que quadros roubados acabam pendurados nas paredes de homens muito ricos. (...)
(...) Por que um bilionário assumiria um risco desses?
- Porque não se pode comprar o que não está à venda. Lembre-se que a maioria das obras-primas nunca vai entrar no mercado. E para alguns colecionadores, homens acostumados a conseguir o que querem, o inatingível pode se tornar uma obsessão.
Pág. 38

 
Na Inglaterra um restaurador é morto e a obra em que trabalhava – Retrato de uma jovem, um quadro de Rembrandt nunca exposto – foi roubada.
 
O negociante de artes Julian Isherwood sabe que somente o restaurador e espião israelense Gabriel Allon seria capaz de recupera-lo.
 
Porem Gabriel não quer mais trabalhar para o Serviço de Inteligência de Israel, conhecida como “Escritório”. O último trabalho revelou-se uma emboscada para mata-lo e durante a ação ele e Chiara, sua esposa, foram feridos e ela perdeu o bebê que esperava.
Gabriel quer apenas paz e sossego ao lado da esposa nas belas montanhas da Cornualha. Mas o misterioso roubo seguido de morte desperta o espião adormecido dentro dele e de Chiara e ambos partem nesta busca.
 
Conforme as investigações avançam as descobertas de Gabriel deixam claro que esse não foi um roubo comum de obra de arte.
Na tentativa de desvendar todo o mistério, os Serviços de Inteligência de Israel, Inglaterra e EUA se unem e sob o comando de Gabriel seguem pistas por Amsterdã, Buenos Aires e Genebra, apenas para descobrir que a pintura de Rembrandt guarda segredos obscuros desde a Segunda Guerra e quem determinou seu roubo faz parte de uma conspiração que pode por em risco a paz mundial.
 
O Caso Rembrandt foi o primeiro livro que li de Daniel silva e só posso agradecer a Isabella da Editora Arqueiro pela indicação. Eu ADOREI!!!
 
O roubo de obras de arte sempre foi um tema que me conquistou, assim como o valor estratosférico das obras.
 
Agora misture a isso uma investigação conduzida pelo Serviço de Inteligência de três países. Os horrores de uma guerra que matou milhões de pessoas e deixou outros milhões traumatizados para sempre.
 
Acrescente também uma pitada de jornalistas que tem fome de verdade, não tem medo dos poderosos e são capazes de colocar a própria vida em risco.
 
Some também uma pitada de homens poderosos, que acham que estão acima de tudo e de todos. Que pensam em aumentar sua fortuna independente do que precisem fazer para isso.
 
Agora finalize tudo com personagens bem construídos, diálogos inteligentes, momentos de imensa emoção e outros de pura ação. O resultado final será uma obra inesquecível.
 
Eu gostei tanto do estilo do autor que já estou em busca de outros obras suas. Ainda mais depois de descobrir que “o belo homem de altura mediana, com os cabelos grisalhos nas têmporas, conhecido como Gabriel Allon” é o personagem central de muitas outras obras.
Super recomendado para todos que gostam de um bom livro de suspense.