12 de novembro de 2012

Um Lugar para Ficar - Deb Caletti - Novo Conceito



- Estou começando a pensar que existem dois tipos de pessoas – ela falou.
Esperei.
- Aquelas que se perdoam facilmente, mas não conseguem perdoar os outros.
- E? – perguntei.
- Aqueles que perdoam os outros facilmente, mas não conseguem se perdoar.
Pág.209
 

O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado. No entanto, o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e já é muito tarde quando Clara percebe que as coisas foram longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então, Clara parte da cidade e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante...
 
Ao terminar a leitura de Um Lugar para Ficar – Deb Caletti – Editora Novo Conceito, só conseguia pensar por que demorei tanto para iniciar a leitura.
 
A autora consegue conduzir a história de forma muito coerente. Seus personagens e situações são bastante reais. E ela consegue deixar claro o suficiente que nenhum lugar é longe o bastante quando o medo e a culpa nos acompanham tão de perto.
O assunto é muito importante. É sobre aquela linha tênue que separa o Amor da Obsessão. O cuidado da perseguição.
 
Os capítulos são intercalados entre o presente e o passado e no inicio não conseguimos entender bem todo o medo que Clara sente de Christian. Porém aos poucos vai ficando nítido o quanto este relacionamento anulou Clara e seus desejos.
 
O que mais gostei foi que a autora explorou bem o sentimento de culpa de Clara. Ela é capaz de entender Christian e até perdoa-lo, pois sente que foi a responsável por tudo o que aconteceu.
O que Clara não consegue enxergar é que ninguém é responsável pela loucura e pelos atos de outra pessoa. A vida é feita de escolhas e cada um é responsável pela sua.
 
Durante este relacionamento abusivo, Clara se perdeu de si mesma, e agora ela tenta descobrir quem exatamente ela é. Tenta encontrar uma forma de recomeçar. De acreditar novamente no Amor.
 
A autora ainda soube trabalhar muito bem os personagens secundários. Todos eles possuem seus próprios fantasmas. Seus próprios tormentos. Suas próprias culpas.
E durante a jornada de Clara em busca de si mesma e de um recomeço, sem perceber ela fará com que todas estas pessoas reavaliem suas vidas.
 
Esse é o tipo de livro que deveria ser leitura obrigatória entre as adolescentes, pois assim as ajudariam a perceber pequenos detalhes que às vezes nos fazem confundir amor com obsessão.